A escola de gestão para tornar seu modelo de negócio mais lucrativo!
Se você sonha em construir um negócio e que no futuro ele não dependa mais de você, para que você possa desfrutar dos ganhos pelo seu trabalho; você deve ser orientado ao Equity. Nesse artigo mostra os 5 princípios para uma empresa ter valor de mercado e como aumentar seu equity..
O isolamento social causado pelo coronavírus impulsionou o surgimento de novos influenciadores digitais e fortaleceu a crença de que qualquer um pode ficar famoso da noite para o dia e ganhar muito dinheiro.
Além deles, sugiram também os infoprodutores e influenciadores que te ensinam formas de ganhar dinheiro rápido na internet..
Bom, se você sonha em empreender, construir uma marca, gerir pessoas e está pensando em empreender no digital, visando SOMENTE o lucro que essa operação pode te gerar, eu diria que não vale a pena. A saída para essa aventura valer a pena é diversificando o seu modelo de negócio.
Calma, vou explicar por partes o que acabei de falar. Primeiro, precisamos entender os problemas de quem tem uma gestão orientada a distribuição do lucro.
Se ainda não ficou claro, recomendo muito assistir esse vídeo >>
O problema de uma empresa focada na geração e distribuição dos lucros é a limitação do crescimento.
Vamos supor que você decida criar um canal no Youtube para ser sua fonte de renda. Você se dedica a isso, produz excelentes conteúdos, seu canal cresce e você finalmente consegue monetizar seus vídeos. Excelente, né? Nem tanto.
Isso porque você criou um negócio que depende muito do seu jeito, seu tempo e sua imagem. Veja, como o algoritmo do Youtube só premia quem produz conteúdo com constância, você deverá estar sempre produzindo conteúdo para gerar sua receita e não conseguiria ultrapassar um determinado valor, porque seu tempo para produzir vídeos é limitado.
Agora, não quero que pense que sou contra você criar um canal no Youtube! A minha provocação é para mostrar que, se você quer empreender, não invista em um negócio que dependa exclusivamente de você e do seu tempo para funcionar, porque assim não conseguiria, por exemplo, fazer um ano sabático, tornando-se um empregado do seu próprio negócio! O que não é sustentável no longo prazo.
O valor de uma obra de arte, por exemplo, se dá pelo seu valor extrínseco, ou seja, ela vale não pela soma dos materiais que a compõem, mas sim pelo significado dela para a sociedade. Os povos originários da América entregaram o ouro para Colombo justamente porque não atribuíam ao metal o mesmo valor que os europeus atribuíam.
Agora, um prédio comercial, por exemplo, gera renda e possui um valor econômico independente do valor que eu ou você atribuímos a ele. O prédio possui um valor intrínseco e que pode ser calculado, somando o seu valor no presente e suas projeções de faturamento trazidos a valores presentes. E isso é o que chamamos de Equity.
Quando falamos que uma empresa vale R$ 1 bi, isso não significa que ela tenha esse valor em caixa, mas sim que ela já possui alguns ativos e dinheiro em caixa, e que gerará alguns milhões de reais de faturamento todos os meses, durante alguns anos.
E para negócio tenha valor intrínseco, ele precisa ter 5 características
O negócio tem que atestar sua existência e possui marca, metodologia e processos próprios.
O negócio deve possuir alguma limitação, porque, caso fosse infinito, não teria valor nenhum.
O negócio deve ter um potencial de ser comprado e transferido a outra pessoa ou empresa.
O negócio deve ser capaz de preservar o seu valor/existência no longo prazo.
O negócio deve cumprir alguma função social, que permita gerar conscientemente, mais valor para a sociedade.
Em síntese, a mensagem que quero passar é: não avalie uma oportunidade somente por quanto ela pode te proporcionar todos os meses, mas sim o quanto ela pode valer no futuro. E se você já empreende, aqui vão algumas dicas de o que fazer para aumentar seu Equity:
# Reinvista seus lucros em ativos e/ou marketing
# Diversifique seu modelo de negócio, comprando outras empresa ou desenvolvendo novos produtos para novos perfis de clientes
# Desenvolva processos, métodos, certificações e sistemas.
# Foque na retenção de clientes e modelos de recorrência
Agora, você é capaz de entender porque os grandes líderes do mercado fazem o que fazem. Veja os casos do Nubank e da Uber, por exemplo, que sempre são utilizadas pela mídia sensacionalista como empresas que “não dão lucro”. Na realidade, o lucro dessas empresas são altíssimos, mas, ao invés de distribuir esse lucro para seus acionistas, elas reinvestem na própria empresa para conseguir mais clientes, melhorar processos, melhorar o produto ou até mesmo comprar outras empresas. Tudo isso para crescer mais rápido e aumentar seu valor de mercado.
Se você se interessou por esse assunto, recomendo meu artigo sobre Unit Economics, uma ferramentas simples, mas muito poderosa para gestão financeira > Artigo “Tudo sobre Unit Economics“
Eu acredito que uma empresas são sonhos se materializando. Meu propósito pessoal é compartilhar com maior número de pessoas possível os erros e acertos que tive, para impedir que esses sonhos morram. Faço isso através do Gestão Metrificada. Além disso, sou fundador e CEO da Zapay, uma fintech que transaciona mais de R$ 200 mi por ano.
A escola de gestão de alta performance mais acessível do mercado!
Nosso objetivo é instruir quem quer começar a empreender ou já gerencia um pequeno negócio a desenvolver um modelo de negócio lucrativo, amável e inovador. Clique no botão abaixo e saiba mais.