Você deve concordar comigo que o princípio mais importante para uma boa campanha de marketing é conhecer o seu cliente perfil de cliente ideal, certo?
E muitos empreendedores falham nesse ponto porque procuram desenhar seu perfil de cliente ideal ou então traçam um perfil totalmente baseado em achismo.
Nesse artigo, eu vou compartilhar 4 estratégias para você conhecer seu perfil de cliente ideal, de forma científica e holística!
Segundo uma pesquisa feita pela CB Insights em 2019, a principal causa de morte das startups é o fato de desenvolverem uma solução que o mercado não vê necessidade. Uma outra pesquisa, feita pelo SEBRAE, ouviu quase 2 mil empresários, que faliram nos primeiros 5 anos de operação, e apontou que quase 50% desses empreendedores desconheciam os hábitos de consumo sobre aquele produto que queriam desenvolver.
Logo, a gente percebe que um erro muito comum de quem começa a empreender ou tem pouco tempo de mercado (menos de 5 anos) é justamente de não conhecer o mercado, o perfil do cliente ideal e suas necessidades.
Muito porque normalmente não buscamos informações; e aí acabamos conduzindo nossas descrições e estratégias com base em achismos.
Aqui vão 4 ideias de experimentos, para você reproduzir e conhecer a fundo seu perfil de cliente ideal.
A primeira estratégia é o NPS.
o NPS é o acrônimo de Net Promoter Score. Essa métrica indica a probabilidade do seu cliente promover a sua marca para pessoas próximas a ela.
Para coletar o NPS, você tem que fazer uma pergunta específica para seu cliente (“De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a NOME DA EMPRESA, para um amigo ou parente?), onde ele vai responder com uma nota de 0 a 10. Dependendo da nota, essa pessoa é classificada como detratora, neutra ou promotora.
Os promotores são aqueles que dão as maiores notas e recebem esse nome justamente porque são aqueles que normalmente recomendam o seu produto ou serviço à amigos e parentes.
Logo, a pesquisa de NPS é uma ótima forma de categorizar seus clientes, pois com ela você consegue saber quem são os clientes que falam mal e aqueles que promoveriam o seu negócio.
Com essa categorização feita, basta você pensar em alternativas para você se aproximar dessas pessoas, para as conhecer.
Essa alternativa pode ser um pouco polêmica, pois, se você conhece essa metodologia, sabe que ela é utilizada para saber o perfil profissional de uma pessoa.
Mas saber o que inspira essa pessoa, quais poderiam ser suas fraquezas e suas fortalezas, e quais são suas necessidades psicossociais são informações tão importante na hora de contratar, quanto na hora de vender, concorda?
Então, se você concorda, eu recomendo você usar a plataforma 16 Personalities. Recomendo que você responda primeiro para entender como é o processo e quais os resultados ela gera. Depois, encaminhe esse link para seus clientes.
Fazendo isso, perceberá que é uma pesquisa que leva bastante tempo para responder (cerca de 10 min), então eu recomendo aplicar só com aqueles clientes que são mais próximos de você ou oferecendo algum benefício para quem responder.
Essa pesquisa aponta, por exemplo, quem são as pessoas que ele admira, quais são seus pontos fortes e fracos, quais suas motivações entre vários outros aspectos pessoais e profissionais.
Com isso, você conseguirá desenvolver uma mensagem muito mais impactante e direcionada para aquele público, saberá quem os admira para fazer parcerias ou conexões com sua marca … enfim, conhecerá a psiquê do seu cliente.
Detalhe importante, a pesquisa aponta a personalidade da pessoa que respondeu. Logo, é legal aplicar essa pesquisa até encontrar um padrão de repetição.
Agora para conhecer o mercado, suas tendências e INFERIR necessidades do seu cliente, eu recomendo algumas estratégias
A primeira é navegar no site da Statista, um site com estatísticas de diversos segmentos e do mundo inteiro.
Então, se quiser entender o que se passa não só no Brasil, mas quais são as tendências globais, eu recomendo acessar esse site. Em um vídeo, eu falei de como entender tendências globais podem te ajudar a começar um negócio aqui no Brasil, então por isso acho essa plataforma interessante
Como tendências globais podem te ajudar a começar um negócio no Brasil >>
Essa plataforma possui versão gratuita e paga. Na versão gratuita você já consegue ter acesso a algumas estatísticas, análises de tendências e analisar o tamanho de um mercado, bem como conseguirá baixar um determinado número de reports. Então, vale a pena dar uma olhada.
A quarta estratégia que eu recomendo é procurar por reports, só que em outros sites! Eu faço bastante isso e consigo aprender muito com esses documentos.
O fato de aqui no Brasil temos muitos ministérios, confederações e sindicatos faz com que consigamos muitos relatórios gratuitamente. Além disso, há diversas empresas que fazem pesquisas, analisam o resultado e montam um relatório para você colocar seu email e baixar.
Então, minha recomendação é: visite o site dos órgãos reguladores do seu segmento e procure por pesquisas que eles fizeram. Com certeza vai te ajudar a entender as tendências desse segmento aqui no Brasil e os padrões de consumo.
Ou então simplesmente jogue no Google “relatório sobre …” e o seu segmento.
E por falar em Google, essa é uma ótima ferramenta também para saber o que seus clientes pesquisam. Liste possíveis termos de busca que as pessoas poderiam usar para chegar no seu site/negócio e avalie o seu volume de busca. Faça conteúdos relacionados à essas palavras-chave com mais volume de pesquisa.
Com essa simples pesquisa, podemos imaginar que haja mais necessidade em se saber como ganhar dinheiro pela internet do que onde se terceirizar uma lavagem de roupa.
A alternativa extra e mais razoável é: faça as suas próprias pesquisas. E uma coisa não impede a outra é claro, você pode usar qualquer uma das anteriores, enquanto está rodando e desenvolvendo uma própria.
Querendo ou não, nós precisamos de informações mais capilarizadas e vai ser difícil achar isso pronto na internet, por isso, desenvolva essa habilidade de fazer pesquisas por você mesmo.
Para isso, uma estratégia muito utilizada é a de produção de materiais ricos. Você muito provavelmente já se deparou com algum benefício que teve que fazer um cadastro, fornecer informações, para poder usar. Seja para baixar um ebook ou usar uma rede wi fi de algum lugar. Então, faça isso no seu negócio também!
Pense em alguma troca de valor que você possa oferecer para seu cliente e peça para preencher uma pesquisa curta, para poder desfrutar do benefício.
Eu acredito que uma empresas são sonhos se materializando. Por isso, meu propósito pessoal é compartilhar com maior número de pessoas possível os erros e acertos que tive, para impedir que esses sonhos morram, por meio da escola de gestão que construí. Além disso, sou fundador e CEO da Zapay, uma fintech que transaciona mais de R$ 200 mi por ano.
A escola de gestão para quem se sente perdido nos negócios. Nosso objetivo é instruir e acompanhar quem quer começar a empreender ou já gerencia um pequeno negócio a desenvolver um modelo de negócio lucrativo, amável e inovador. Clique no botão abaixo e saiba mais.