Como se destacar: os conselhos do fundador do Alibaba
Jack Ma é o fundador do Grupo Alibaba e um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em 40 bi de USD.
Em um evento, organizado em 2018, para anunciar sua saída da presidência do grupo, tornando-se parte do conselho da empresa, ele revelou o segredo do sucesso do grupo.
Veja seu discurso:
“Nunca fui um garoto inteligente, tão pouco rico, a única possibilidade que eu via para mudar meu futuro era através dos estudos. Não foi nada fácil, reprovei duas vezes no ensino fundamental e três vezes no ensino médio. Além disso, precisei prestar por três anos seguidos o exame para entrar na faculdade, e ainda assim só consegui entrar em uma que considerava bem medíocre.
O que eu queria mesmo era entrar em Harvard! Aliás, me inscrevi 10 vezes para estudar lá e fui rejeitada em todas as tentativas, mas, anos depois, por ironia do destino, lá estava eu diversas vezes palestrando em Harvard!
Uma das coisas que mais ouvi na vida foi a palavra “não”, pois além dos inúmeros “não” que recebi das faculdades, eu cheguei a me candidatar a 30 vagas de empregos diferentes e adivinha … só fui rejeitado em todas elas.
Apesar de tudo isso, um pouco mais adiante nasceu Alibaba. Estávamos sem dinheiro e com poucos recursos, eram 18 pessoas dentro do meu apartamento. De lá para cá nós passamos de 18 pessoas para mais de 60 mil tornando Alibaba uma das maiores empresas no ramo de tecnologia do mundo!
Então, o que eu quero que você entenda com tudo isso é algo que sempre falo para os jovens: nada é fácil, nada é de graça. Se você quer ser bem sucedido, você vai ter que pagar o preço.
As pessoas olham para o Alibaba hoje dizendo “uau, como vocês deram sorte, hein”, mas, na realidade, o fato é que trabalhamos muito mais duro do que os outros. Nós nunca dormimos muito bem à noite. Para se ter ideia, só no ano passado eu passei um total de 867 horas dentro de um avião, viajando a trabalho.
Nos últimos 18 anos, eu e meu time trabalhamos o que uma empresa normal trabalharia em 70 anos!
Você precisa pensar diferente e agir diferente. Quando estava no início da empresa e alguém chegava entusiasmada à minha mesa dizendo que tinha uma ideia incrível, eu olhava para os outros e perguntava o que achavam. Se todo mundo achasse a ideia incrível, eu normalmente a jogava na lata do lixo!
Mas quando alguém chegava com uma ideia, que fazia as pessoas em volta dizer isso vai ser muito difícil, eu ficava realmente muito interessado nela, então eu pegava aquela ideia e os perguntavam como podemos fazer isso de uma forma simples.
Esse era o único jeito de conseguirmos ser únicos
Um conselho que eu gosto de dar para as pessoas (e até para mim mesmo todos os dias) é: hoje será muito difícil, amanhã será mais ainda, mas o dia depois de amanhã será maravilhoso! Porém a maioria das pessoas irá morrer no anoitecer de amanhã”.
Deixe um comentário